“Convertei-vos, pois o Reino de Deus está próximo.” (Mt 4,17)
Publicado: 18/03/2014 às 10:41:05

 Num primeiro momento a interpelação de Jesus nos causa certo espanto. Anuncia-se com um imperativo escatológico, isto é, estejam atentos, pois o tempo está próximo, está acabando.


No entanto, muito mais do que uma ameaça, a provocação de Jesus é um convite. Sua encarnação e missão ocorrem para nos oportunizar um encontro de intimidade com ele. E é nesse sentido que deve ser entendida a Quaresma, a saber, um momento privilegiado de preparação para a celebração da Páscoa pela busca de uma maior intimidade com o Senhor.

 

Como afirma a Congregação para o Culto Divino: “O povo cristão percebe claramente que durante a Quaresma é preciso orientar os ânimos para as realidades que verdadeiramente contam; que exige empenho evangélico e coerência de vida, traduzida em boas obras, em formas de renúncia àquilo que é supérfluo e de luxo, em manifestações de solidariedade com os sofredores e os necessitados” (Decreto sobre a piedade popular e liturgia. n.125).

 

Tais considerações estabelecem o substrato teológico para a vivência do jejum, da esmola e da oração. Ao realizarmos um exercício de despojamento afirmamos que Jesus está no centro de nossa vida e aos poucos vamos tornando-nos mais sensíveis aos impulsos do seu Espírito.

 

Desejo a todos uma boa Quaresma e que ao longo desse Tempo de bênçãos o “rosto do Senhor brilhe para nós como o sol” (Mt 17,1-9) iluminado sempre mais nosso caminho em direção a Ele. 
Fonte: P. Anderson Bizarria da Costa, sdb
Espiritualidade: “Convertei-vos, pois o Reino de Deus está próximo.” (Mt 4,17)
Assista a Santa Missa ao Vivo - Todo Domingo às 09:00 horas

Exibir mapa ampliado
Paróquia São João Bosco - Americana-SP - Diocese de Limeira
Home | Horário de Missas | Intenções para a Santa Missa | Liturgia | Fale Conosco
Rua Dom Bosco, nº. 60 - Vila Santa Catarina - Americana-SP - Telefone: (19) 3406-3292
Desenvolvimento de Sites