São João Bosco - Nosso Padroeiro
São João Bosco - Nosso Padroeiro
João Bosco nasceu em Castelnuovo d' Asti (Itália) em 16 de agosto de 1815. Órfão de pai desde muito cedo, educado com profundo intuito humano e cristão por sua mãe Margarida.
Aos nove anos intuiu, em um sonho, que deveria dedicar-se à educação da juventude. Descobriu junto aos jovens do seu tempo, em especial os marginalizados e em dramáticas situações, o significado para sua vocação de padre, vivida com zelo e coração apostólico.
Em 1841, logo após ser ordenado padre, começou sua obra dos "oratórios": lugar onde os jovens pudessem se encontrar, receber orientação humana e cristã, se divertir... O seu primeiro Oratório colocou-o sob a proteção de São Francisco de Sales (daí é que vem o nome salesianos). Ali acolheu jovens que nada mais esperavam da vida.
De todos os jovens se fez pai, amigo e irmão. Sua prática educativa - por ele chamada de "sistema preventivo" - , transmitida a todos os que com ele conviveram se baseava na "fórmula": razão, religião, amabilidade. Ele dizia: "A educação é obra do coração".
Depois vieram as escolas profissionalizantes, os colégios, as paróquias, as missões...
Até hoje seu método de educação inspira pessoas em todo o mundo. Um dos mais belos frutos de sua pedagogia é São Domingos Sávio, jovem de 15 anos de idade.
Dom Bosco nos deixou o modelo do verdadeiro educador: aquele que participa da vida dos jovens, se interessa pelos seus problemas, enxerga as coisas pela visão deles, toma parte nas suas atividades esportivas e recreativas, mostra caminhos e critérios, está pronto para esclarecer, intervir e corrigir com prudência e firmeza afetuosa. É a educação que se faz com a presença, "presença pedagógica"!
Morreu em 31 de janeiro de 1888. No centenário de sua morte o Papa João Paulo II proclamou-o Pai e Mestre da Juventude.
Hoje, quando a Igreja em todo o mundo, acentua a importância da acolhida e promoção da dignidade da pessoa e a renovação da comunidade para participar da construção de uma sociedade justa e solidária, Dom Bosco é para todos os homens e mulheres de boa vontade, independente da crença, modelo e inspiração!
Assista a Santa Missa ao Vivo - Todo Domingo às 09:00 horas

Exibir mapa ampliado
Paróquia São João Bosco - Americana-SP - Diocese de Limeira
Home | Horário de Missas | Intenções para a Santa Missa | Liturgia | Fale Conosco
Rua Dom Bosco, nº. 60 - Vila Santa Catarina - Americana-SP - Telefone: (19) 3406-3292
Desenvolvimento de Sites